Viagem de trailer de Santos-SP à Porto Seguro-BA, de 18/12/16 à 06/01/2017


Esta incrível aventura teve início no dia 18 de dezembro de 2016 e encerrou no dia 06 de janeiro de 2017, foram exatos 20 dias de viagem, quatro mil quilômetros rodados, visita nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia. Curtimos o natal na cidade de Marataízes-ES no Camping do Siri e o reveion na cidade de Porto Seguro-BA no Camping Mundai.

Nosso conjunto foi a Chevrolet TrailBlazer ano 2013 rebocando o trailer Turiscar Diamante ano 1991.


Combinamos com os amigos Fábio e Néia de realizar toda a viagem juntos, nos encontramos na cidade de Aparecida do Norte-SP no primeiro dia e fomos nos despedir somente no penúltimo dia na cidade de Guarapari-ES quando eles desviaram o caminho para curtir um período um pouco maior de férias. As lagrimas na despedida confirmaram que a amizade criada nestes dias será para o resto de nossas vidas.


O Fábio e a Néia viajaram com seu motorhome IVECO furgão.


Durante a viagem encontramos diversos outros amigos, uns combinados e outros por uma agradável coincidência.

A família Gorisch (Marcus, Patrícia e Guilherme) que no ano passado realizaram toda viagem para o Uruguai conosco,  desta vez não conseguiram o tempo total de férias, mas conseguiram curtir o Camping Mundai em Porto Seguro-BA dos dias 26/12/16 ao dia 02/01/17. 


Com o mesmo pacote de reveion, a família Mafra (Rafael, Daine, Gabriele e Gustavo) também combinaram de nos encontrar no camping Mundai em Porto Seguro.


Ao longo do percurso, também combinamos encontrar alguns amigos que serão apresentados abaixo.

1º dia (domingo, dia 18/12) - Santos-SP à Aparecida do Norte-SP.
Distância: 240 kms
Pernoite: Estacionamento da Basílica.

Partimos de Santos-SP sozinhos com o objetivo de encontrar os amigos Fábio e Néia no estacionamento da basílica na cidade de Aparecida do Norte. Assim que chegamos no local eles já nos esperavam, no entanto, tivemos uma péssima impressão pois o local estava lotado de gente e extremamente bagunçado, a Sophia quase desistiu daquela pernoite em detrimento do CCB 500 que ficava a poucos quilômetros dali. Com alguma insistência resolvemos ficar e aproveitamos a estadia para visitar a basílica e tantas atrações existentes no local. A decisão foi acertada pois o local tem uma energia maravilhosa e quando retornamos para o estacionamento todos os visitantes já tinham ido embora e o local se tornou um paraíso. Conhecemos um agradável casal de motorhome do Espírito Santo que viajavam para o Uruguai e também pernoitaram conosco, trocamos muitas experiências de viagem.



O local possui fornecimento de energia elétrica 220V e torneira de água, no entanto, não preparados para o uso direto, sendo necessário maiores extensões e mangueiras.

É impossível ir ao local e não realizar um passeio pela catedral, teleférico e atrações do local, imperdível!!







2º dia (segunda-feira, dia 19/12) - Aparecida do Norte-SP à Cabo Frio-RJ.
Distância: 410 kms.
Pernoite: Camping Clube Militar de Cabo Frio.

Logo pela manhã seguimos sentido nosso segundo destino, a cidade de Cabo Frio-RJ. O único ponto que atrapalhou um pouco este deslocamento foi uma duplicação no Arco Metropolitano no Rio de Janeiro (trecho Magé), o que atrasou nossa viagem em quase duas horas. No meio do caminho encontramos o querido amigo Jandir de Teresópolis que também nos acompanhou até Cabo Frio. Chegamos no Camping Clube Militar às 17:30 horas e ao chegar encontramos outro amigo, o Carlos Fanara com seus filhos Caio e Pedro, sogros Gilson e Anna e amigos Cacau e o filho Bernardo. Aí foi só montar acampamento. Tivemos a felicidade de receber em nosso trailer a pernoite do amigo Jandir. Nossa estadia no Clube Militar aconteceu graças ao convite do amigo Carlos Fanara que possui ocupação na Marinha do Brasil e nos colocou como seu convidado.


(Fábio, Jandir, Ronald e Carlos Fanara)

3º dia (terça-feira, dia 20/12) - livre em Cabo Frio-RJ
Distância: 50 kms de passeios.
Pernoite: Camping Clube Militar de Cabo Frio.

Este foi nosso primeiro dia de passeios pela região, fomos para a Prainha em Arraial do Cabo e retornamos próximo das 15:00 horas para um delicioso churrasco de confraternização.
No final do dia, eu a Sophia e as crianças saímos para conhecer a Praia do Forte na cidade de Cabo Frio e pegamos um trenzinho para fazer um citytour pela orla e pela entrada do canal, foi muito bacana.









4º dia (quarta-feira, dia 21/12) - livre em Cabo Frio-RJ
Distância: 50 kms de passeios.
Pernoite: Camping Clube Militar de Cabo Frio.

Ainda em Cabo Frio, pedimos algumas dicas para uma funcionária do Clube Militar e ela nos recomendou, por conta das crianças, uma praia de águas calmas, a Praia das Conchas. A dica foi perfeita pois o lugar é maravilhoso e as águas muito tranquilas para o banho de mar. Aproveitamos para visitar a vizinha Praia do Peró. Na hora do almoço procuramos um restaurante na orla da praia do Forte. Chegamos no camping no final do dia onde os amigos já se preparavam para mais uma edição do churrasco, desta vez em frente ao toldo do meu trailer, muito bom novamente.










5º dia (quinta-feira, dia 22/12) - Cabo Frio-RJ à Marataízes-ES
Distância: 310 kms.
Pernoite: Camping do Siri.

Saímos às 09:00 horas da cidade de Cabo Frio com destino ao Camping do Siri na cidade de Marataízes-ES. Chegamos ao camping por volta das 16:00 horas e ao chegar tivemos um imprevisto pois o Fábio e a Neia que nos acompanhavam, não puderam ficar no camping por conta de estarem com animal de estimação. Como eu já havia realizado todas as reservas e o objetivo era conhecer o Siri, o Fábio foi para um camping em uma praia ao lado, a Praia do Cação, uma vila de pescadores que possui uma área para veículos de recreação. Tiramos o final do dia para descansar da viagem.



Aqui fizemos amizade com mais um trailista, o Mozart com a família que por coincidência também iriam para o Mundai na mesma data que a nossa. 


6º dia (sexta-feira, dia 23/12) - livre em Marataízes-ES
Distância: 60 kms.
Pernoite: Camping do Siri.

Na manhã do dia 23, acordamos por volta das 08:30 horas e aproveitamos para conhecer toda excelente infraestrutura do camping, pegar uma prainha e na hora do almoço fomos ao encontro do Fábio de da Neia na praia do Cação. Já havíamos tomado conhecimento de um delicioso restaurante no local, mas ao chegar lá o restaurante era no mesmo lugar que eles estavam, fizemos o pedido e almoçamos no motorhome do Fábio. Após o almoço saímos juntos para conhecer a cidade de Marataízes.










7º dia (sábado, dia 24/12) - livre em Marataízes-ES
Distância: 10 kms.
Pernoite: Camping do Siri.

No dia do natal resolvemos curtir bastante as instalações do camping enquanto a Sophia preparava a refeição para a ceia. Após o almoço fomos visitar o Fábio e aproveitar para tirar algumas fotografias da região, principalmente levar as crianças para conhecerem uma plantação de abacaxi.





Por volta das 20:00 horas o Fábio e a Neia vieram realizar a ceia conosco tornando o nosso Natal bastante especial. Foi uma noite muito agradável! O papai noel veio até o camping trazer os presentes das crianças e trouxe os presentes na Ana Beatriz e Juliano.







8º dia (domingo, dia 25/12) - Marataízes-ES à Conceição da Barra-ES
Distância: 390 kms.
Pernoite: Chácara Feliz Lembrança.

Depois de Marataízes-ES,  o destino seria Porto Seguro-BA, no entanto, realizar esta viagem de uma unica vez seria muito longo e desgastante para todos, por esta razão resolvemos dividir o percurso pela metade e encontramos um camping não muito conhecido mas com um ambiente muito agradável e com boas instalações de água e luz, a Chácara Feliz Lembrança na cidade de Conceição da Barra-ES. Neste dia, o novo amigo Mozart com sua família em seu Apolo Trailer incorporaram em nosso comboio.




Durante o deslocamento de Marataízes para Conceição da Barra, os restaurantes dos postos de combustível estavam todos fechados por conta do natal, por esta razão tivemos que parar e fazer a refeição no próprio trailer.



9º dia (segunda-feira, dia 26/12) - Conceição da Barra-ES à Porto Seguro-BA
Distância: 430 kms.
Pernoite: Camping Mundai.

A ansiedade era grande para logo chegarmos no Camping Mundai em Porto Seguro, no entanto, este dia de deslocamento foi bastante desgastante por conta das condições das estradas no estado da Bahia, de mão dupla, sinuosas, com trechos de serra sem acostamento. Partimos da Chácara Feliz Lembrança às 08:00 horas e chegamos no Mundaí por volta das 17:30 horas.

Ao mesmo tempo este dia foi bastante especial pois encontramos os amigos da família Gorisch e da família Mafra que não estavam viajando conosco mas passariam este pacote do dia 26/12/16 ao dia 02/01/17 conosco.




E principalmente foi aniversário de 8 anos de nossa filha Ana Beatriz. Ano passado comemoramos seu aniversário na Expedição Uruguai de trailer na cidade de Balneário de Camboriu-SC, desta vez a comemoração foi em Porto Seguro-BA. Desejamos que a cada aniversário ela esteja em um destino diferente.




10º dia (terça-feira, dia 27/12) - Dia livre em Porto Seguro-BA
Distância: 180 kms.
Pernoite: Camping Mundai.

Aqui foi o nosso primeiro dia de passeios na região. Não conhecíamos nada e resolvemos conhecer Arraial D´Ajuda e Trancoso. Quando chegamos na balsa um guia local ofereceu seus trabalhos e nós aceitamos a proposta e o levamos para conhecer a região. Ele sugeriu não irmos pela balsa por conta do tempo de travessia e sim pela estrada. O retorno aconteceu pela balsa.








11º dia (quarta-feira, dia 28/12) - Dia livre em Porto Seguro-BA
Distância:  20 kms.
Pernoite: Camping Mundai.

A praia escolhida desta vez foi a Coroa Vermelha. Lá, além do banho de mar, realizamos passeio de caiaque para visitar os corais e na hora de embora vistamos o centro comercial de artesanato indígena. 












12º dia (quinta-feira, dia 29/12) - Dia livre em Porto Seguro-BA
Distância: 220 kms.
Pernoite: Camping Mundai.

Na nossa opinião neste dia conhecemos a mais bela praia da região, a praia do Espelho após de Trancoso. Por conta do movimento neste período já resolvemos ir e voltar pela rodovia, a distancia é bem grande do Camping Mundai, no entanto, a praia é compensadora. Local muito bacana!! Neste dia a família Gorisch foi para o parque aquático e acabou indo para o Espelho apenas nossa família e a família Mafra.












13º dia (sexta-feira, dia 30/12) - Dia livre em Porto Seguro-BA
Distância:  90 kms.
Pernoite: Camping Mundai.

No dia anterior a família Gorisch foi conhecer o parque aquático de Arraial d´Ajuda, Ecopark e nós achamos que não seria tão legal. Ao retornar do parque eles relataram que o lugar era maravilhoso, daí resolvemos ir também.









Na fila de uma das atrações encontramos com o jogar de futebol Raí.




14º dia (sábado, dia 31/12) - Dia livre em Porto Seguro-BA
Distância:  20 kms.
Pernoite: Camping Mundai.

Por conta da ida ao supermercado para compra dos itens da festa de reveion, acabamos não assumindo nenhum passeio mais longo. Saímos ao centro de Porto Seguro para o super mercado, almoçamos no centro e após o almoço voltamos para curtir as instalações do camping.

Antes do almoço paramos para conhecer o Memorial da Epopeia do Descobrimento do Brasil.





Após o almoço curtimos a praia fronteira e a piscina do camping.







As 20:00 horas combinamos de iniciar nosso churrasco de ano novo. Além dos amigos que já estavam juntos na viagem, convidamos outros e novos amigos que estava no camping para se juntarem conosco neste churrasco de confraternização. Foi uma festa maravilhosa!!



















15º dia (domingo, dia 01/01/17) - Dia livre em Porto Seguro-BA
Distância:  0 km.
Pernoite: Camping Mundai.

Foi nosso último dia na cidade de Porto Seguro, acordamos mais tarde por conta da queima de fogos no dia anterior e aí fomos a praia na frente do camping e depois voltamos a curtir suas instalações. 





No período da tarde começamos os preparativos para partida no dia seguinte pela manhã.

Aproveito neste momento para realizar algumas considerações sobre o Camping Mundaí, a expectativa era muito grande mas deixo algumas criticas.

Quando fiz a reserva e o pagamento no meio do ano de 2016 pedi para ficar na parte da frente do camping mas foi informado que não seria possível pois ao chegar no local pararia na vaga disponível. Quando cheguei no dia 26 o camping estava vazio com diversas vagas disponíveis, no entanto, fui direcionado para a parte dos fundos do camping orientado pelo funcionário que falou que as vagas da frente já estavam reservadas. Achei aquilo estranho pois não consegui reservar a vaga mas ao chegar já estava tudo reservado. Outro ponto foi a falta de poda das arvores amendoeiras. Fui colocado em uma vaga que as arvores amendoeiras eram muito altas e a queda das frutas sobre o trailer quebraram as duas claraboias existentes. O próprio funcionário comentou que seria necessário podar estas árvores. Para finalizar, em nenhum dos banheiros do camping possui papel higiênico, considero um absurdo um camping com este porte e fama adotar este procedimento.

Ao mesmo tempo a infraestrutura do camping é muito agradável e bem localizada. 

16º dia (segunda-feira, dia 02/01/17) - Porto Seguro-BA à Prado-BA
Distância:  200 kms.
Pernoite: CCB Prado

Este destino não estava no planejamento de nossa viagem, no entanto, ouvimos as dicas do amigo André Pereira que iria para o mesmo local. Por conta disso resolvemos rodar pouco neste dia e aproveitar a tarde para conhecer e curtir o camping, localizado em região que faz parte do Roteiro da Costa das Baleias, local de procriação das baleias Jubartes.











Foi uma agradável surpresa e com toda certeza em uma futura viagem para aquela região, este local estará dentro do nosso planejamento.

17º dia (terça-feira, dia 03/01/17) - Prado-BA à Guarapari-ES
Distância:  550 kms.
Pernoite: CCB Setiba.

Por conta da curta distancia rodada no dia anterior, este trecho de deslocamento ficou um pouco mais cansativo. Saímos às 08:00 horas de Prado-BA e chegamos em Guaraparí-ES por volta das 17:30 horas. Mais uma ótima surpresa no CCB Setiba, lindo local, bela praia e maravilhosas e receptivas pessoas no camping.










18º dia (quarta-feira, dia 04/01/17) - Dia livre em Guarapari-ES
Distância:  0 kms.
Pernoite: CCB Setiba

Tiramos este dia para descansar. Infelizmente não saímos para passear e conhecer as cidades de Guaraparí, Vitória e Vila Velha. Aproveitamos para curtir a bela praia fronteira.





19º dia (quinta-feira, dia 05/01/17) - Guarapari-ES a Resende-RJ
Distância:  650 kms.
Pernoite: Posto Graal Embaixador

Este foi um dia extremamente desgastante. Assumimos um percurso bastante longo de 650 quilômetros para fazer rebocando um trailer, pegamos transito, tempestades e manutenção na pista (siga e pare). Saímos de Guarapari-ES às 08:00 horas e chegamos ao GRAAL de Resende-RJ às 20:00 horas embaixo de outra grande tempestade. Foi muito cansativo!

No planejamento da viagem estava previsto um ponto intermediário para pernoite afim de não tornar tão cansativo, mas por conta de uma intenção de chegar com brevidade em casa afim de resolver alguns assuntos, acabamos arriscando este deslocamento. 

20º dia (sexta-feira, dia 06/01/17) - Resende-RJ à Santos-SP (FIM)
Distância:  350 kms.

Este era para ser um dia tranquilo de viagem, no entanto, uma falha elétrica/mecânica  na TrailBlazer causou um grande transtorno. Partimos do Graal por volta das 10:00 horas depois de uma agradável visita da família Mafra que se despediram de nós em Porto Seguro e seguiram para outros destinos mas coincidentemente voltamos a nos encontrar neste ponto da viagem.

Ao sair do posto o computador de bordo do veículo enviou uma mensagem nunca antes vista "Veículo em modo de economia de bateria", depois de mais alguns minutos de estrada ascendeu a luz vermelha da bateria. Parei em outro posto para verificar se havia alguma irregularidade aparente e nada observei, ao religar o veículo todas as luzes apagaram e o veículo aparentemente voltou ao normal. Rodei mais alguns quilômetros e tudo voltou a ascender, no entanto, desta vez tive que parar emergencialmente, surgiu um grande cheiro de queimado e travou a direção hidráulica. Ao abrir a tampa do motor me deparei com muita fumaça, correia quebrada e tensor da correia quebrado. 

Um elogio fica para os serviços da mantenedora da rodovia, a Nova Dutra. Ao pararmos no acostamento, após um telefonema, em cinco minutos chegou o guincho para nos retirar do local incluindo o carro e o trailer.



Às 11:00 horas fomos deixados em um posto Ipiranga na cidade de Silveiras-SP. Telefonei para o meu pai Helcio que saiu de Santos imediatamente para vir buscar o trailer e para a Porto Seguro vir buscar o carro.




O pai chegou em Silveiras às 16:00 horas. Viajamos com bastante tranquilidade até entrarmos no sistema Anchieta-Imigrantes (Santos-São Paulo) que estava lotado por conta dos paulistanos descendo para o litoral. Levamos 3 horas para descer a serra, chegando em casa somente às 23:00 horas.

Ao receber o carro na oficina notamos que o alternador do veículo está totalmente travado.



Graças a Deus este imprevisto aconteceu no último dia de viagem faltando poucos quilômetros para chegar em casa, onde pude contar com a ajuda do meu pai Helcio.

Mesmo com este imprevisto no final da viagem, deixo registrado que foram 20 MARAVILHOSOS dias. Que pena que acabou....

E que venha a próxima....

Texto e fotos: Ronald Ataulo



24 comentários:

  1. Que viagem MARAVILHOSA!!!! E muito informativa. Parabéns amigos

    ResponderExcluir
  2. Muito legal a viagem, sempre quando vejo trailer rodando na estrada fico feliz!
    Sorte que o carro quebrou já "perto" rs
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graças a Deus!! Muito lindo mesmo ver os trailers novamente pelas estradas!!

      Excluir
  3. Show !!! Que aventura gostosa, esse prazer espero dividir com vocês logo logo, esse ano se Deus quiser estaremos comboiando por este Brasil 🇧🇷 maravilhoso!!! Parabéns Ronald e família !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem vindo e que no menor tempo possível você realize seu sonho!!

      Excluir
  4. Ótimo relato de uma maravilhosa viagem, Ronald! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E você sempre acompanhando nossas andanças.... obrigado amigo!!

      Excluir
  5. Parabéns!!!!
    Viagen maravilhosa, da vontade de ir agora e fazer uma igual.
    Que Deus abençoe vc e sua familia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu amigo Sidlei, temos que combinar de sincronizar alguma viagem desta!!

      Excluir
  6. para bens Ronald,que venha mais e que seja tão boa quanto,abç.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Alex, é isto que mais desejamos....kkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  7. Que maravilha de viagem. Que este ano seja recheado de aventuras e muitas viagens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Francini, e que possamos colocar os trailer na estrada.... que sabe marcamos mais alguma brincadeira

      Excluir
  8. Estou começando neste mundo de camping e gostaria de saber quanto custou esta viagem, para ter uma ideia, para me preparar.
    Gostei muito do blog e gostaria que você sempre comente as situações dos campings, mesmo as negativas, para termos uma noção mais real possível, pois sei que nem tudo são flores, mas é possível se preparar sabendo o que nos aguarda.

    ResponderExcluir
  9. Olá, legal curtir o BLOG. O gasto total desta viagem incluindo combustível, pedágios, campings, alimentação e lazer, girou em torno de R$ 10.000,00. Sem considerar a manutenção corretiva do problema ocorrido no veículo tracionador.

    ResponderExcluir
  10. Que baita viagem! Para quem esta na iminência de começar nesta aventura, é de ficar babando aqui... A proposito, procurei nos artigos e não achei nada sobre engates para trailer e review do Apolo do teu pai. Se vc tiver um tempinho livre e pudermos bater um papo, ficarei eternamente agradecido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Estevam, somente agora entrei no blog, estou a disposição.

      Excluir