VQQ Camping Paineiras Itu-SP - Dias 18 a 20 de outubro de 2014

Este final de semana de 18 a 20 de outubro de 2014 teve mais de um motivo para comemorar, além de participar de um agradável acampamento com os amigos caravanistas, tive a oportunidade de reencontrar grandes amigos dos tempos de faculdades, fazer novos amigos e principalmente contar com a companhia dos meus pais Helcio e Rute.






O local escolhido foi o Camping Paineiras na cidade de Itú-SP. Mesmo com o problema de falta de água na região, o camping não foi atingido por possuir um sistema de captação de água através de poço artesiano.

Partimos de Santos na sexta-feira (18) às 17:30 horas chegando sem imprevistos e paradas no destinos às 20:00 horas, e em poucos minutos os trailers estavam prontos para uso, nivelados, com os toldos abertos e com todas as conexões de água e elétricas feitas. Fizemos um rápido lanche e fomos descansar.

No sábado (19) pela manhã começamos os gratificantes encontros. O primeiro foi com os amigos Welder e família a bordo do trailer KC-380, participante do site MaCamp o qual já nos falávamos via internet mas não nos conhecíamos pessoalmente. Família fantástica!!






Logo em seguida encontrei meus dois grandes amigos de faculdade que ficaram hospedados em chalé, o Heber Moretti e o André Monteiro, ambos com suas famílias. Eles foram a razão do agendamento deste VQQ. Há muito tempo falávamos em nos reencontrar e eu fiz o convite para irmos até o camping Paineiras.










Na sequencia chegou o já amigo Rodrigo Ribeiro, também do site MaCamp, com seu mini trailer construído artesanalmente por ele mesmo, carinhosamente apelidado de “pastel”, trazendo consigo mais duas agradáveis famílias amigas, uma delas hospedada no chalé e outra em barraca.









Também conhecemos o vizinho James com sua família, a bordo do MotorHome do fabricante  Turiscar modelo Bambino, um dos últimos fabricados, que rapidamente se enturmou com o grupo e participou de nossas confraternizações como se fossem amigos de longa data. Com certeza eles passarão a fazer parte desta família de caravanistas do MaCamp.




Sem deixar de falar dos amigos Gustavo Antonelli e Mabel que ficaram hospedados em chalé, levando a irmã e filhos hospedados em barraca.





Todas estas pessoas curtiram um final de semana com muito sol e muita piscina. Duas grandes confraternizações ocorreram, a primeira foi uma churrascada no jantar do sábado (19) realizada no toldo do Pipoca com direito até a música ao vivo e novamente a festa voltou a acontecer no mesmo local no almoço do domingo (20) com as sobras do churrasco do dia anterior.








Às 17:30 horas do domingo (20) saímos do camping em comboio composto pelo meu Brilhante Luxo, o Apolo Trailer do meu pai, o KC380 do Welder e o Mini Trailer do Rodrigo junto com seus amigos.






Infelizmente o transito da Rodovia Castelo Branco estava muito sobrecarregado e a viagem de retorno para Santos-SP que geralmente leva duas horas e meia, levou mais de seis horas, no entanto, nada atrapalhou este maravilhoso final de semana.

E que venham os próximos!

Texto e fotos: Ronald Ataulo

Solução para a fragilidade da Pajero TR4 no reboque de trailer

Quando tomamos a decisão de adquirir um trailer para o Sr. Helcio Ataulo, fizemos dimensionando a compra para que o veículo tracionador fosse uma Mitsubishi Pajero TR4 ano 2009 com motorização 2.0 Flex e com cambio mecânico.

Neste meio tempo, já havíamos ouvido falar sobre uma fragilidade na estrutura de fixação do engate neste veículo estruturado por longarinas. Inclusive detalhado por outro proprietário no site “Nas Estradas do Planeta”.


Por este motivo, escolhemos um trailer pequeno, com apenas 3,70 metros e rodado duplo (2 eixos) para minimizar o balanço e por consequência forçar menos o engate. O modelo escolhido foi o Apolo Trailer modelo Young.



O problema começou na primeira viagem quando retiramos o trailer da fábrica Apolo Trailer na cidade de Araquari-SC, região de Joinville-SC e começamos a observar trancos no engate de média a moderada intensidade. Imediatamente fomos pesquisar os pontos de fixação do engate no veículo e constatamos que ali se apresentava o problema. A fixação original é feita com apenas dois parafusos de cada lado do veículo, presos diretamente na longarina, sendo dois soberbos e dois com rosca total.

Acontece que a longarina do veículo é frágil e seu núcleo é vazio (oco), com isso, os parafusos são afrouxados por deformação da longarina e quando isso acontece acaba potencializando a deformação chegando a espanar a rosca e até mesmo rasgar a longarina. Um perigo!

Seguindo as dicas do site já mencionado anteriormente “Nas Estradas do Planeta” e da má experiência na primeira viagem, o Sr. Helcio Ataulo fez uma série de modificações no projeto, tanto na estrutura do engate, quanto na fixação no veículo.

Os serviços foram todos feitos dentro de casa, pelo próprio Sr. Helcio, sem ajuda de terceiros, no entanto, utilizando equipamento de solda e compressor de pintura já de sua propriedade e contando com experiencia para operá-los.

O primeiro passo foi a remoção do engate e do para-choque traseiro do veículo para que fosse possível ter acesso a longarina.



 

Observem nas fotos acima que a longarina do veículo possui seu núcleo vazio (oco) e sem reforços.

O próximo passo foi uma modificação no engate, criando um reforço estrutural e um aumento na área de fixação na longarina, deixando de ter apenas 2 pontos e passando para 3 pontos de fixação, em todos os casos com parafusos passantes.

Foi criado e utilizado um gabarito de papelão no formato da longarina, sendo ele necessário para confecção das peças em aço carbono nas dimensões de 160 mm de comprimento por 80 mm de altura e 67 mm de largura com 5 mm de espessura.






Após seu posicionamento e ponteamento, as peças foram soldadas nas extremidades do engate, utilizando eletrodo AWS- E 6013  Espessura 3/32”.





Foi executado tratamento de proteção de pintura com fundo primer e tinta de acabamento cor preta.
           




Após finalizado o trabalho de reforço no engate, partimos para as modificações na longarina do veículo. Na região interna das longarinas foram colocados três espaçadores de cada lado, com tubo de aço de ½”, devidamente soldados de forma a garantir o máximo de rigidez interna, em decorrência do aperto dos novos parafusos passantes. 





Com estas medidas foi notado uma grande robustez/rigidez na fixação trazendo uma sensação de tranquilidade para os próximos reboques.

Um ponto a ser comentado é que a motorização da TR4 (2.0 Flex com 131/133cv e 18 Kgf de torque) oferece um desempenho razoável para o reboque deste equipamento de caravanismo com peso aproximado de 1000 kg. Conta a favor, que a Pajero TR4 possui um eficiente sistema de tração 4x4 que permite andar com a tração ligada mesmo em estradas pavimentadas (bloqueio de diferencial central), oferecendo ao condutor muita segurança em condições adversas.

Nossa conclusão é que com as modificações realizadas no veículo Pajero TR4, tornam-a uma boa opção para o reboque de trailer limitados a 1000kg, apresentando uma convidativa relação custo/benefício. 

Reforçamos que rebocar trailer com a Pajero TR4, nas condições originais de fixação, colocará em risco a sua segurança e de outras pessoas, apresentando um risco eminente de soltar o engate do veículo no meio do transporte causando um possível acidente. Lembrando ainda, que na maioria dos casos a corrente ou cabo de aço de emergência, são fixados na estrutura do próprio engate e caso o mesmo venha a se soltar, deixará o trailer sem nenhum ponto de contato com veículo ficando totalmente desgovernado. 

Texto: Ronald Ataulo e Helcio Ataulo.
Fotos: Helcio Ataulo.